4.3 Documentação dos Itens de configuração

 

Para cada projeto de software existente na “biblioteca oficial de projetos” como Paula Filho (2003) se refere aos repositórios de software dos sistemas de versionamento, deverá conter os itens de documentação, estes itens tem como objetivo auxiliar no uso e controle da configuração, alguns sistemas permitem a inclusão de comentários durante o processo de publicação no repositório (commit), e estes pode ser utilizados para identificar as alterações que estão sendo realizadas.

 

Normalmente, esses itens constarão de um comentário colocado no campo apropriado para cada pasta, fornecido pelo Sistema de Gestão de Configurações do Software. Caso seja conveniente, eles podem ser colocados em um ou mais arquivos guardados na própria pasta e referenciados no respectivo comentário. (PAULA FILHO, 2003, p. 538).

 

Estes documentos devem conter informações ambiental, de integração e gerencial, vejamos:

 

Informações ambientais, tais como hardware, ambiente operacional, ambientes aplicativos, ferramentas de desenvolvimento, componentes adquiridos, em fim tudo que for relacionado ao desenvolvimento do software em questão.

 

Informações de integração, são informações sobre a integração e instalação dos códigos e executáveis que estão na pasta do repositório.

 

Informações gerenciais, são aquelas que identificam os membros da equipe do projeto, qual desenvolvedor é responsável por cada conjunto de itens alterados

 

 

Comments