3.3.4 Perforce

 

 

Perforce é uma ferramenta de Gerenciamento de Configuração de Software, possui um sistema baseado na arquitetura cliente/servidor. Usuários de programas clientes Perforce conectam a um servidor e usam programas  clientes para transferir arquivos entre o repositório de arquivos do servidor as estações de trabalho cliente.

O servidor Perforce gerência o repositório de arquivos mestre. Não pode haver mais de um depósito por servidor. Os depósitos contêm cada revisão de todos os arquivos sob controle Perforce. Perforce organiza arquivos em depósitos em árvores de diretório, como um disco rígido de grandes dimensões. Arquivos em um armazém são referidos como depósito de arquivos ou arquivos de controle de versão. O servidor mantém uma base de dados para monitorar logs de mudança, as permissões de usuário, e que os usuários têm os arquivos com check-out, a qualquer momento. As informações armazenadas neste banco de dados é conhecida como metadados

 

Trabalho de monitoramento de defeitos, Perforce emprega um sistema de acompanhamento de defeitos chamados Jobs. Um Jobs Perforce é uma descrição do trabalho a ser feito, como corrigir um bug ou uma solicitação de mudança. O mecanismo de rastreamento de trabalho permite a ligação de um ou mais trabalhos para os changelists que implementam o trabalho especificado no job. Associando jogs com changelists ajuda as equipes de desenvolvimento saber se e quando um trabalho foi concluído, quem executou o trabalho, e quais arquivos e revisões foram afetadas pela obra. Jobs ligados à changelists são marcadas como encerrados quando o Changelist é submetido.

 

Os tipos de informações controladas pelo sistema de Jobs podem ser personalizados, administradores podem adicionar, alterar ou excluir campos utilizados pelos Jobs do Perforce.

 

Perforce oferece atualmente duas plataformas independentes para integrar Perforce com rastreamento de defeitos de terceiros e sistemas de workflow. Ambas as plataformas permitem que informações sejam compartilhadas entre o sistema Perforce de Jobs e sistemas de rastreamento de defeitos externos.

 

P4DTI, Perforce Defect Tracking and Integration, é uma plataforma de código fechado integrada, que inclui tanto a configuração de um editor gráfico e um mecanismo de replicação. P4DTI, é um produto open-sourcedisponível sob uma licença similar FreeBSD.

 

Marcação de arquivos com tags é um conjunto de revisões de arquivos marcados, que permitem reproduzir um grupos específicos de arquivos dentro de espaços de trabalho do cliente. Nomes de tags diferemchangelists em que um número de Changelist representa o estado de todos os arquivos no depósito no momento em que o Changelist foi apresentado. Os rótulos são usados para marcar os grupos arbitrários de arquivos, mesmo quando essas revisões de arquivo representam o trabalho que foi apresentado em mais de umaChangelist.

 

Outra diferença entre changelists e rótulos é que changelists são referidos por números Perforce-Assigned, enquanto etiquetas possuem nomes escolhidos pelos usuários. Por exemplo, você pode querer marcar a revisões de arquivos que compõem uma versão especial com o rótulo v2.1. Em um momento posterior, você pode atualizar as revisões a tag v2.1 para refletir correções realizadas em changelists subsequentes, e recuperar todas as revisões adicionadas em um espaço de trabalho do cliente, sincronizando o espaço de trabalho para o rótulo.

 

 

        1. 3.3.4.1 Ferramentas de Editores e merges 

 

 

A maioria dos programas cliente Perforce tem opções que permitem nos especificar um editor de texto preferido ou ferramenta de merge. Por exemplo, o Cliente de linha de comando usa as variáveis de ambiente P4EDITOR e P4MERGE para invocar um editor preferido ou ferramenta de merge.

 

Proteções e permissões - Perforce fornece um esquema de proteção para impedir o acesso não autorizado ou acidental para o depósito. As proteções podem determinar quais comandos podem ser executados, em quais arquivos, por quem e em quais estações de trabalho do cliente. Administradores do Perforce podem definir as proteções usando o comando p4 protect no cliente de linha de comando do Perforce, ou usando a ferramenta de administração de 4V.

 

 

        1. 3.3.4.2 Usuários e licenças 

 

Servidores Perforce estão licenciados de acordo com quantos usuários o servidor pode suportar. Este informações de licenciamento reside em um arquivo chamado de licença no diretório raiz do servidor. O arquivo de licença é um arquivo de texto simples fornecido pela Perforce Software. Sem o arquivo de licença, o servidor Perforce limita-se a dois usuários e cinco espaços de trabalho do cliente.

 

A análise comparativa das diversas ferramentas listadas está fora do escopo deste trabalhado.

 

 

Comments