3.3.2 Microsoft Visual SourceSafe (VSS)


O Microsoft Visual SourceSafe é um um sistema de controle de versão  em nível de arquivo e permite que desenvolvedores possam trabalhar em várias versões de um projeto ao mesmo tempo. Essa funcionalidade é um grande benefício em ambientes de desenvolvimento de software, sendo usado para manter versões de código produzidas em paralelo. Qualquer tipo de equipe de desenvolvimento pode trabalhar com ele.

 

Visual SourceSafe suporta desenvolvimento de plataforma híbrida permitindo edição colaborativa e compartilhamento de dados. Ele é projetado para manipular os problemas de rastreamento e portabilidade envolvidos na manutenção de uma base de controle de origem, por exemplo, uma base de código de software, entre vários sistemas operacionais. Para desenvolvedores, Visual SourceSafe acomoda código reutilizável ou orientados a objeto. Ele torna mais fácil para controlar os aplicativos que usam módulos de código específico.

 

 

        1. 3.3.2.1  Algumas funcionalidades do Visual SourceSafe: 

 

 

Ajuda a proteger contra perdas acidentais de arquivo.

Permite rastrear versões anteriores de um arquivo.

Suporta ramificações de branching, compartilhamento, mesclagem, e gerenciamento versões de arquivo.

Rastreia completamente versões de projetos de software.

Rastreia códigos de modulares (códigos modulares são aqueles reutilizados, ou compartilhados, por vários projetos).

 

O Visual SourceSafe 2005 é compatível com versões do banco de dados 6.0 e anteriores, permite o compartilhamento rápido e eficiente de arquivos entre projetos. A organização dos arquivos em projetos torna a coordenação da equipe intuitiva. Quando você adiciona um arquivo ao Visual SourceSafe, o arquivo é armazenado no banco de dados e disponibilizado para outros usuários. Alterações que tenham sido feitas para o arquivo são salvas para que qualquer usuário possa recuperar uma versão antiga a qualquer momento. Membros da equipe podem ver a versão mais recente de um arquivo, fazer alterações em cópias de arquivos local e salvar novas versões no banco de dados. Quando um conjunto de arquivos está pronto para enviar, Visual SourceSafe torna fácil o compartilhamento e obtém versões diferentes do conjunto de arquivos selecionado.

 

Extensibilidade, Usando as interfaces de automação do Visual SourceSafe, você pode gravar extensões baseada no Visual SourceSafe conforme necessário em seu ambiente. Extensões são geralmente fornecidas na forma de aplicativos autônomos escritos para as interfaces de automação. Você também pode estender a funcionalidade do Visual SourceSafe escrevendo um suplemento ou plug-in que seja compatível com o ambiente de desenvolvimento integrados (IDE) do programa de terceiros no qual será executado o pacote de software.

 

 

        1. 3.3.2.2 Desenvolvimento paralelo 

 

 

Visual SourceSafe oferece suporte para desenvolvimento paralelo e técnicas de desenvolvimento de plataforma cruzada. Tal suporte permite que membros individuais da equipe completem partes diferentes e versões de um projeto ao mesmo tempo, em vez de serem interrompidos enquanto aguardam a cada um concluir determinadas tarefas. Operações de mesclar arquivos por duas ou três vias são suportadas, e Visual SourceSafe inclui um número de mecanismos para resolver conflitos de mesclagem. Operações de mesclagem de arquivos ativam trabalhos independentes sem a necessidade de sincronizar alterações com aquelas feitas por outras pessoas.

 

Em suporte de operações paralelas, Visual SourceSafe também inclui um recurso de promoção de rótulo para avançar arquivos conforme necessário para versões diferentes de um projeto. Isso oferece também suporte ao uso de compartilhamento, e operações ramificadas (branch) para desenvolvimento paralelo em um projeto durante um período de tempo estendidos.

 

 

        1. 3.3.2.3 Suporte ao Desenvolvimento 

 

 

Cada vez mais, os desenvolvedores estão acessando funções do Visual SourceSafe de seus ambientes de desenvolvimento nos programas de terceiros. Visual SourceSafe pode ser integrados com Visual Studio e outras ferramentas de desenvolvimento, como o Microsoft Access, facilmente. Visual SourceSafe oferece suporte um ambiente desenvolvedor de várias maneiras, ao permitir:

 

Configuração de políticas de diretórios para ativar cenários de desenvolvimento em grupo:

 

Correções de Bugs;

Fácil transição para uma nova versão de um projeto existente;

Compilações em lotes/diárias;

Automação de eventos de controle de código-fonte;

Acesso a interfaces de automação;

Controle de origem sobre conexões lentas;

Configuração de novos projetos para desenvolvimento da Web isolado

Adição de um novo desenvolvedor da Web para uma equipe existente de projeto da Web;

Controle de módulos de programação para permitir códigos reutilizáveis ou orientados a objeto;

Manutenção de bancos de dados, o Visual SourceSafe fornece inúmeras ferramentas de manutenção de bancos de dados para manter seus bancos de dados operando de forma eficiente e segura. Ele oferece suporte a arquivamento e restauração através de assistentes fáceis de usar, assim como vários utilitários de linha de comando para manutenção.

 

 

Comments