2.3 NBR ISO/IEC 12207:1998 - Tecnologia da Informação

 

NBR ISO/IEC 12207:1998 - Tecnologia da Informação - Processos de Ciclo de Vida de Software. (6 - Processos de apoio - 6.2 Processo de Gerência de Configuração)‏.

 

Esta norma define que Software é uma parte fundamental da tecnologia de informação e de sistemas convencionais, tais como sistemas de transporte, militares, da área médica e financeiros. Tem havido uma proliferação de normas, procedimentos, métodos, ferramentas e ambientes de desenvolvimento e de gerência de software. Esta proliferação tem criado dificuldades na gerência e engenharia de software, principalmente na integração de produtos e serviços. A disciplina de software necessita migrar desta proliferação para uma estrutura comum que possa ser usada por profissionais de software para “falar a mesma língua” na criação e gerência de software. Esta Norma provê tal estrutura comum.

 

A NBR ISO/IEC 12207 foi preparada pela CE-21:101.03 - Processos de Ciclo de Vida de Software, do CB-21 - Comitê Brasileiro de Processamento de Dados.

 

Seu objetivo é ser a norma que define todas as tarefas necessárias para o desenvolvimento e manutenção de software, agrupando as atividade que podem ser executadas durante o ciclo de vida de software em cinco processos fundamentais, oito processo de apoio e quatro processos organizacionais. Cada um dos processo de ciclo de vida é dividido em conjuntos de atividades e cada atividade é então dividida em um conjunto de tarefas.

 

Subpáginas (1): 2.3.1 Processos de apoio
Comments