2.2.3 Contabilização da Situação de Configuração


Esta atividade compreende o registros e os relatórios, é a uma ação permanente durante todo ciclo de vida do produto, o conjunto de atividades de configuração irão registrar uma grande quantidade de situações e correções salvas, tornando um grande histórico de lições aprendidas de  desenvolvimento.

 

Durante a realização das atividades de gerência de configuração houve a criação de registros e esta atividade tem como meta manter todos os envolvidos no projeto informados sobre os controles de alterações ocorridos nos itens de configuração. Os registros vão permitir a visibilidade e a rastreabilidade garantindo que a gestão de configuração seja eficiente, nestes registros teremos informações de quem fez as modificações de um Item de configuração, quem está modificando, quando ocorreu a ultima modificação, quais itens serão afetados por uma alteração, porque a alteração foi aprovada. Os membros da organização devem possuir níveis de acesso para garantir que somente pessoas autorizadas realizem alterações e que alterações não aprovadas ou que possam comprometer a integridade do produto não sejam executadas, além da segurança é necessário que as pessoas que podem ter acesso a tais informações possam ter acesso rápido. A norma também recomenda que sejam utilizados programas de computador, banco de dados e soluções de contingências que permitam a recuperação e reestabelecimento dos trabalhos caso ocorra algum imprevisto.

 

Esta atividade gera vários tipos de relatórios que vão ajudar a gestão de configuração. Os relatórios que a norma recomenda devem incluir:

 

Lista de informações de configuração de produto;

Lista de itens de configuração e suas configurações básicas;

Detalhes da situação da revisão atual e histórico de alterações;

Relatórios da situação das alterações e concessões

Detalhes da situação do produto e números para rastreabilidade.

 

Comments