2.1 CMMI-DEV - Capability Maturity Model Integration – for Development v1.2


 

O CMMI–DEV: Capability Maturity Model Integration - for Development ou "Modelo Integrado de Maturidade de Capacitação para o Desenvolvimento" é um modelo para medição da maturidade de uma organização no que diz respeito ao processo de desenvolvimento de software. Neste modelo devemos ter uma atenção sobre a estrutura organizacional, pois não trata da qualidade do produto, temos aqui como metas a maturidade de processos (esforço de amadurecimento gradual) e a melhoria da qualidade (processo maduro de qualidade) .

 

O propósito do CMMI para Desenvolvimento é ajudar as organizações a melhorar seus processos de desenvolvimento e de manutenção para ambos os produtos e serviços. CMMI para Desenvolvimento é uma coleção de melhores práticas, que é gerada a partir do framework CMMI 1.1. O framework suporta o conjunto de produtos do CMMI, permitindo vários modelos, cursos de formação, e os métodos de avaliação a ser gerado, apoio a áreas específicas de interesse.

CMMI para Desenvolvimento aborda as práticas que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção. A ênfase é sobre o trabalho necessário para construir e manter o produto total.

 

Para entender corretamente o CMMi devemos entender a sigla:

 

Capability: Qualidade ou estado de ser capaz, uma característica ou aptidão de desenvolvimento, facilidade ou potencial para um uso indicado.

Maturity: A qualidade ou estado de estar maduro; estado, condição (de estrutura, forma ou organismo) num estagio adulto; condição de plenitude, saber ou habilidade adquirida;  Estado ou condição em pleno desenvolvimento.

Model: Usualmente a representação de alguma coisa.

Integration: Consistência em toda a organização.

 

O CMMI é uma das melhores práticas relacionada a atividade de desenvolvimento e, pode ser considerado uma coleção de práticas que são necessárias para alcançar um alto nível de maturidade e habilidade, estas práticas são organizadas em áreas de processo.