Gerenciamento do Ciclo de Vida de Software


Gerenciamento do Ciclo de Vida de Software utilizando ferramentas open-source foi o tema do estudo apresentado para obtenção do Bacharel em Sistemas de Informação. O Objetivo aqui é publicar e discutir as possibilidades e as experiências obtidas durante a preparação da monografia e a implantação em uma fábrica de software.



Resumo


A preocupação com a qualidade do software desenvolvido é uma realidade constante na vida dos desenvolvedores de software, principalmente os responsáveis pela entrega final do projeto, estes devem manter a qualidade que os clientes desejam e manter o registro de todas as alterações solicitadas. Após a instalação em produção é importante saber em qual versão o software se encontra, quais alterações ele sofreu, garantir que erros corrigidos não voltem a aparecer, que versões antigas não tome o lugar de versões novas ou simplesmente não encontrar o código fonte de um sistema em produção.

O Gerenciamento de Configuração de Software é um das atividades de apoio ao desenvolvimento de software, ele permite que todos os passos executados sejam registrados e monitorados, de forma que qualquer alteração de escopo do projeto ocorra de forma clara e com a devida aprovação.

Muitas ferramentas para gestão e gerenciamento de configuração de software estão disponíveis no mercado, algumas de código proprietário e de custos de licenças variáveis, outras de código fonte aberto, livre e sem custos de licenças, nosso objetivo aqui é apresentar as normas e modelos de práticas para esta atividade, listar algumas ferramentas disponíveis no mercado, apresentar um estudo de caso com a implantação de ferramentas de código fonte aberto, destacar que independente da ferramenta escolhida o que vai garantir o registro das alterações é o processo de gerenciamento do ciclo de vida de software escolhido e implantado, independente da ferramenta escolhida.

Palavras-chave: Gerenciamento de Configuração de Software. Código Fonte Aberto. Ciclo de vida de software.



Introdução


Quando estamos construindo um software, sabemos que mudanças vão ocorrer, pois logo no início temos poucas informações sobre o projeto e a medida que o software vai ficando pronto percebemos que algumas alterações são inevitáveis. para que possamos entregar o que foi solicitado, termos um controle sobre o processo de desenvolvimento e termos o registro das alterações que estão sendo solicitadas e implementadas é necessário definirmos um plano de gerência de configuração de software.


O Gerenciamento de Configuração de Software é uma tarefa de apoio ao desenvolvimento de software, ela vai garantir qualidade, confiabilidade, recuperação e principalmente o histórico de mudanças, neste Blog apresentamos que é possível implantar este gerenciamento utilizando ferramentas open-source (código fonte aberto) em uma fábrica de software, abordaremos desde o processo de escolha das ferramentas até a definição do processo de utilização e treinamento dos usuários.