Dicas‎ > ‎

Report Builder

Este é um pequeno tutorial para o Report Builder. Sobre como copiar diretórios ou arquivos no SQL Server Reporting Services.

O Report Builder 3.0 (Construtor de Relatórios) é uma ferramenta do Microsoft SQL Server que se conecta ao Reporting Service permitindo de forma fácil a criação de relatórios. Quando você cria um relatório, você pode especificar de onde os dados serão obtidos, quais dados devem ser obtidos e como exibi-los. Durante o processamento o relatório obtém todas as informações especificadas, recupera os dados e os combina com o layout que você preparou para exibir o relatório. Normalmente após construir poderemos visualizar os relatórios no próprio Report Builder ou publicá-los em um servidor de relatórios onde poderá ser visto por outras pessoas.


Nesta dica vamos publicar ou copiar uma pasta contendo vários relatórios para outras pastas dentro do mesmo servidor de relatórios Reporting Service, o mesmo procedimento servirá para qualquer outro servidor que você tenha acesso.


Nosso cenário


Temos um ambiente de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Aplicativos (Application lifecycle management - ALM), com um servidor de camada de aplicação para o Microsoft Visual Studio TFS (Team Foundation Server), um servidor para a camada de banco de dados, onde temos o SQL Server e o SQL Server Reporting Service. Para suportar o ambiente da fábrica de software, onde temos cerca de 35 projetos com várias áreas de trabalho para seus subprodutos e equipes, criamos 35 Team Project e para cada um deles criamos um diretório no servidor de relatórios com o nome "Indicadores", dentro deste diretório criamos cerca de 5 relatórios baseados nos conceitos de LEAN. Após criar estes relatórios em dos 35 Team Project, era necessário replica-los para cada diretório de relatório de todos os demais Team Project.


Quando criamos relatórios utilizando o construtor de relatórios (Report Builder 3.0), podemos salva-los diretamente para o diretório do referido Team Project, mas, o que percebemos é que este procedimento deveria ser realizado manualmente para cada relatório, isto é, teríamos que criar o diretório “Indicadores” e salvar dentro dele cada um dos relatórios. Quando temos somente um relatório, basta cria-lo e salva-lo para os demais diretórios de relatórios de cada um dos Team Project que queremos disponibiliza-lo.


Para acessar os relatórios, cada líder de equipe ou gerente pode acessa-los a partir do "painel de controle do projeto" e sua área de trabalho no TFS.






Após clicar neste link, seremos direcionados para o diretório que contém todos os relatórios do Microsoft SQL Server Reporting Services vinculados a este Team Project chamado "Sistema Teste":





Como fazer mais rápido


Pesquisando no Google pelo termo “sql server reporting services copy folder” encontrei o aplicativo “Report Sync” que faz justamente o que precisamos, copiar/sincronizar uma pasta ou relatório para outras pastas, ele está disponível no seguinte endereço: https://code.google.com/p/reportsync/


No link localize “Downloads” no canto inferior esquerdo e clique na versão mais recente, que normalmente é a única a ser exibida.






Na próxima página clique na seta para baixo ao lado no nome do arquivo executável:





Após o Download basta executar o arquivo, não é necessário fazer a instalação.





Passo-a-passo ReportSync


O software não requer instalação e executa diretamente após clicar 2 vezes sobre o arquivo ReportSync.v1.1.2.exe (o número que representa a versão poderá ser diferente).

No aplicativo do ReportSync informe a URL de seu Reporting Services, que pode ser algo como: http://www.meudomino.com/ReportServer, em nosso exemplo eu usei http://localhost/ReportServer, no campo 'User" informe o login da conta de usuário que possui permissão para criar relatórios e uma senha, por comodidade eu salvei a senha, faça isso por sua conta e risco.






Localize no lado esquerdo "Source SSRS web service" (diretório de origem), onde está o diretório que se deseja copiar, neste exemplo a pasta “Indicadores”, selecione a pasta marcando a caixa ao lado de seu nome. No lado direito em "Destination SSRS web service" (diretório de destino) selecione a pasta raiz onde deseja que a cópia do diretório “Indicadores” esteja disponível, por último, na parte inferior do aplicativo clique em “Sync”.






Após selecionar o diretório de origem e o de destino, clique em “sync” para iniciar a cópia e/ou sincronização, quando estiver concluído a mensagem “Sync completed sucessfully” será exibida.






Pronto, o diretório Indicadores e todos os relatórios que estavam dentro dele foram copiados para a baixo do diretório de relatórios do Team Project SistemaTeste.

Navegue novamente e confirme que a pasta foi copiada:





Conclusão

O uso do ReportSync é excelente, intuitivo e simples, com ele o tempo para copiar e atualizar todos os 35 diretórios com os relatórios mais atuais diminuiu consideravelmente, é claro que eu nem cheguei a copia-los manualmente, pois já imaginava que deveria haver uma forma rápida e eficiente de fazer isso. Só não entendo o porquê da própria microsoft ainda não disponibilizar este recurso dentro do próprio Report Builder. Parabéns ao seu criador!
Comments